Benefício negado pelo INSS
Seu benefício foi negado pelo INSS? Saiba que a decisão do INSS não é definitiva! Ou seja, é possível garantir o seu benefício mesmo contra esta decisão. Mas como isso é possível?
Primeiro você precisa descobrir se o INSS acertou ou errou ao rejeitar o seu pedido. Infelizmente, o INSS erra e erra bastante!
Isto acontece porque o INSS recebe quase 1 milhão de novos requerimentos por mês! E sua estrutura não é suficiente para analisar todos os pedidos com a atenção necessária.
Dessa forma, o INSS acaba negando benefícios a pessoas que têm direito! Mas o que fazer neste caso?
Se o INSS errou ao rejeitar o seu requerimento, há algumas soluções e nós podemos ajudá-lo! A depender do caso, você pode reverter essa decisão por meio de um recurso administrativo ou de uma decisão judicial.
O que fazer podemos fazer?
Se o INSS negar o seu benefício, o primeiro passo é procurar saber se a autarquia acertou nesta análise. Ou seja, você deve descobrir se tem ou não direito ao benefício previdenciário. Mas como fazer isto?
Você pode pesquisar a legislação previdenciária e verificar se preenche todos os requisitos para o recebimento do benefício. Outra alternativa é procurar a ajuda de um profissional especializado.
Após verificar que o INSS errou ao negar seu requerimento, você tem duas alternativas para reverter essa decisão:
- Apresentar um recurso administrativo; ou
- Entrar com uma ação judicial.
Recurso administrativo
O primeiro caminho possível é a apresentação de um recurso administrativo. Assim, você deve apresentar este recurso diretamente ao próprio INSS por meio do “Meu INSS”.
Mas lembre: você deve fundamentar muito bem o seu recurso! Ou seja, deve apresentar todos os motivos para demonstrar que INSS errou ao rejeitar o seu requerimento. Se você não fundamentar bem, a apresentação do recurso vai fazer apenas você perder tempo.
Portanto, só apresente o seu recurso se tiver certeza de que há chances reais do próprio INSS reverter sua decisão.
Ação judicial
Na maioria dos casos, a melhor solução para reverter a decisão do INSS é apresentar uma ação judicial. Ou seja, você deve iniciar um processo contra o INSS para que um juiz obrigue a autarquia a pagar o seu benefício.
Este caminho costuma ser mais eficaz porque é mais fácil convencer um juiz de que você tem direito. Afinal, o juiz já conhece bem a legislação e já analisou vários casos semelhantes ao seu. No entanto, também é muito importante que essa sua ação esteja bem fundamentada.
Um bom advogado pode ajudá-lo!
Conte com a ajuda de especialistas
A assessoria de um especialista pode aumentar as chances de concessão do seu benefício!
Por que benefícios são negados pelo INSS?
A maioria das pessoas acredita que, quando o INSS rejeita um benefício, significa que ela não tem direito! Todavia, em muitos casos, o INSS nega o seu requerimento por outros motivos que podem ser corrigidos!
Isto é possível por meio de um recurso administrativo ou de uma ação judicial. Tudo vai depender do seu caso! Uma equipe qualificada pode analisar a sua situação e vai identificar a melhor solução.
Mas por que o INSS erra tanto ao analisar requerimentos de benefício?
Problemas no requerimento
Ao contrário do que muitos imaginam, fazer um requerimento no INSS não é algo simples! Pelo contrário, em alguns casos, você precisa de algumas informações bem complexas.
Porém, se você preencher ou informar algo errado, pode acabar prejudicando o requerimento. E, infelizmente, isto é algo bem comum.
Assim, mesmo que a pessoa tenha direito, seu benefício acaba sendo rejeitado.
Ausência de documentos
Antes de apresentar qualquer requerimento ao INSS, você deve identificar todos os documentos necessários. Isto porque a ausência de qualquer documento pode fazer com que seu benefício seja negado.
Aliás, a ausência de documentos é a maior causa de rejeição de benefícios no INSS!
Dessa forma, o ideal é que você pesquise bastante, reúna toda a documentação e, somente depois, apresente seu pedido. Isto, com certeza, vai ajudá-lo a evitar problemas futuros.
Erro do INSS
Por fim, também é muito comum que o INSS erre ao analisar requerimentos.
Isto ocorre porque o volume de novos requerimentos é muito alto no INSS. Como a estrutura da autarquia não é tão boa, muitos requerimentos acabam sendo analisados às pressas. Ou seja, sem a devida atenção.
Uma solução para evitar erros do INSS é apresentar um requerimento escrito ao INSS. Ou seja, um documento que resuma porque você tem direito ao benefício.