fbpx
Pular para o conteúdo

Benefício negado pelo INSS

benefício negado

Seu benefício foi negado pelo INSS? Saiba que a decisão do INSS não é definitiva! Ou seja, é possível garantir o seu benefício mesmo contra esta decisão. Mas como isso é possível?

Primeiro você precisa descobrir se o INSS acertou ou errou ao rejeitar o seu pedido. Infelizmente, o INSS erra e erra bastante!

Isto acontece porque o INSS recebe quase 1 milhão de novos requerimentos por mês! E sua estrutura não é suficiente para analisar todos os pedidos com a atenção necessária.

Dessa forma, o INSS acaba negando benefícios a pessoas que têm direito! Mas o que fazer neste caso?

Se o INSS errou ao rejeitar o seu requerimento, há algumas soluções e nós podemos ajudá-lo! A depender do caso, você pode reverter essa decisão por meio de um recurso administrativo ou de uma decisão judicial.

 

O que fazer podemos fazer?

Se o INSS negar o seu benefício, o primeiro passo é procurar saber se a autarquia acertou nesta análise. Ou seja, você deve descobrir se tem ou não direito ao benefício previdenciário. Mas como fazer isto?

Você pode pesquisar a legislação previdenciária e verificar se preenche todos os requisitos para o recebimento do benefício. Outra alternativa é procurar a ajuda de um profissional especializado.

Após verificar que o INSS errou ao negar seu requerimento, você tem duas alternativas para reverter essa decisão:

  • Apresentar um recurso administrativo; ou
  • Entrar com uma ação judicial.

Recurso administrativo

O primeiro caminho possível é a apresentação de um recurso administrativo. Assim, você deve apresentar este recurso diretamente ao próprio INSS por meio do “Meu INSS”.

Mas lembre: você deve fundamentar muito bem o seu recurso! Ou seja, deve apresentar todos os motivos para demonstrar que INSS errou ao rejeitar o seu requerimento. Se você não fundamentar bem, a apresentação do recurso vai fazer apenas você perder tempo.

Portanto, só apresente o seu recurso se tiver certeza de que há chances reais do próprio INSS reverter sua decisão.

Ação judicial

Na maioria dos casos, a melhor solução para reverter a decisão do INSS é apresentar uma ação judicial. Ou seja, você deve iniciar um processo contra o INSS para que um juiz obrigue a autarquia a pagar o seu benefício.

Este caminho costuma ser mais eficaz porque é mais fácil convencer um juiz de que você tem direito. Afinal, o juiz já conhece bem a legislação e já analisou vários casos semelhantes ao seu. No entanto, também é muito importante que essa sua ação esteja bem fundamentada.

Um bom advogado pode ajudá-lo!

Conte com a ajuda de especialistas

A assessoria de um especialista pode aumentar as chances de concessão do seu benefício!

Por que benefícios são negados pelo INSS?

A maioria das pessoas acredita que, quando o INSS rejeita um benefício, significa que ela não tem direito! Todavia, em muitos casos, o INSS nega o seu requerimento por outros motivos que podem ser corrigidos!

Isto é possível por meio de um recurso administrativo ou de uma ação judicial. Tudo vai depender do seu caso! Uma equipe qualificada pode analisar a sua situação e vai identificar a melhor solução.

Mas por que o INSS erra tanto ao analisar requerimentos de benefício?

Problemas no requerimento

Ao contrário do que muitos imaginam, fazer um requerimento no INSS não é algo simples! Pelo contrário, em alguns casos, você precisa de algumas informações bem complexas.

Porém, se você preencher ou informar algo errado, pode acabar prejudicando o requerimento. E, infelizmente, isto é algo bem comum.

Assim, mesmo que a pessoa tenha direito, seu benefício acaba sendo rejeitado.

Ausência de documentos

Antes de apresentar qualquer requerimento ao INSS, você deve identificar todos os documentos necessários. Isto porque a ausência de qualquer documento pode fazer com que seu benefício seja negado.

Aliás, a ausência de documentos é a maior causa de rejeição de benefícios no INSS!

Dessa forma, o ideal é que você pesquise bastante, reúna toda a documentação e, somente depois, apresente seu pedido. Isto, com certeza, vai ajudá-lo a evitar problemas futuros.

Erro do INSS

Por fim, também é muito comum que o INSS erre ao analisar requerimentos.

Isto ocorre porque o volume de novos requerimentos é muito alto no INSS. Como a estrutura da autarquia não é tão boa, muitos requerimentos acabam sendo analisados às pressas. Ou seja, sem a devida atenção.

Uma solução para evitar erros do INSS é apresentar um requerimento escrito ao INSS. Ou seja, um documento que resuma porque você tem direito ao benefício.

O que dizem nossos clientes?

5/5
“O INSS negou prorrogar meu auxílio, mas continuo doente. Tivemos que entrar com uma ação na Justiça e já estou recebendo meu benefício novamente. Ótimo trabalho dos advogados, só tenho a agradecer.”
Marcelo
5/5
“Trabalhei quase a vida inteira sem carteira assinada e hoje estou aposentada com a ajuda do escritório. Tudo dentro do prazo. Serei sempre grata pelo trabalho de vocês, muito obrigada!”
Rosa
5/5
“Quero muito parabenizar toda a equipe pela clareza do planejamento previdenciário. Ficou excelente, tudo muito fácil de entender! Recomendo o trabalho de vocês com toda certeza!”
Alberto

Que tal receber uma solução para o seu caso em poucos minutos?

Que tal encontrar a melhor estratégia para se aposentar com segurança?

1 hora de Consulta + Relatório Completo

Tenha todos os cálculos e projeções.

Ei, espere

EI, ESPERE!

Que tal evitar atrasos e prejuízos na sua aposentadoria com uma Consulta Online?

Identifique o melhor caminho para se aposentar de forma rápida e com o melhor valor possível.

Consulta Online

Faça como centenas de pessoas: organize a sua aposentadoria com uma consulta e evite prejuízos.

1 hora de Consulta + todas as estratégias.

Precisa de uma Consulta Online?

1 hora de consulta + Todos os Cálculos.

Resolva a sua Aposentadoria sem sair de casa.

Atendimento por WhatsApp.