Você conhece o Meu INSS? Se você já precisou pedir um benefício ao INSS, provavelmente, já ouviu falar sobre esse sistema.
Basicamente, o Meu INSS é um sistema que permite o acesso online a diversos serviços do INSS. Ou seja, você pode ter acesso aos serviços do INSS pelo computador por um aplicativo de celular.
Após ler este guia completo, você vai aprender a acessar e usar o Meu INSS. E o melhor: o sistema é gratuito e você não precisa nem sair de casa para ter acesso.
Ficou interessado? Neste texto, você vai descobrir:
O que é o Meu INSS?
Antigamente, para ter acesso a qualquer serviço do INSS, o cidadão precisava se dirigir a uma agência do INSS e enfrentar longas filas. Ou seja, precisava esperar horas até mesmo para receber um simples documento no INSS.
Por isso, no ano de 2018, o Governo Federal lançou o sistema Meu INSS com o objetivo foi facilitar a vida dos trabalhadores e dos aposentados. Dessa forma, agora você pode acessar o Meu INSS pelo site ou pelo aplicativo Meu INSS, disponível na loja de aplicativos do seu celular.
Ou seja, o Meu INSS é um sistema criado pelo Governo Federal para permitir o acesso dos cidadãos a serviços do INSS pela internet. Dessa forma, você pode obter documentos e até mesmo pedir benefícios previdenciários pelo sistema.
Como se cadastrar no Meu INSS?
Para acessar o Meu INSS, você precisa primeiro se cadastrar no sistema. E, normalmente, é muito fácil fazer isto. Vou explicar o passo a passo.
Primeiro você deve acessar o site do Meu INSS. Em seguida, você deve clicar em “Entrar com gov.br“.
Cadastro na conta gov.br
Essa conta gov.br vai permitir o acesso a diversos serviços do Governo Federal, inclusive ao Meu INSS. Ao clicar em “Crie sua conta gov.br”, o sistema vai dar algumas opções.
Após abrir a página do gov.br, você deve informar o seu CPF e continuar.
Após concluir todas as etapas e criar a sua senha, você deve voltar ao Meu INSS.
De volta ao Meu INSS
Em seguida, você de voltar à página do Meu INSS e clicar em “Entrar com gov.br“. Na sequência, você deve informar o seu CPF e a senha da conta gov.br.
Se for o seu primeiro acesso, o Meu INSS vai pedir uma Autorização de uso de dados pessoais.
Basta autorizar e pronto! Provavelmente, você vai conseguir usar o Meu INSS sem problemas.
Caso o sistema peça mais algumas informações para permitir que você possa acessar todas as funcionalidades, você deve fornecê-las.
É muito importante que todas as informações fornecidas sejam corretas.
Não consigo me cadastrar no Meu INSS. E agora?
Se você seguir corretamente o passo a passo acima, provavelmente vai ter acesso ao Meu INSS sem maiores problemas.
Contudo, em alguns casos bem raros, o acesso dá erro mesmo se você fizer tudo da forma correta.
Isto pode acontecer, por exemplo, por conta de alguma divergência de dados em seu cadastro.
Vou explicar melhor.
O Governo Federal possui diversos bancos dados. Além do próprio Cadastro de Pessoas Físicas (CPF), o Governo Federal possui o Número de Identificação do Trabalhador (NIT), entre outros bancos de dados com as suas informações pessoais.
Contudo, algumas vezes estas informações podem apresentar divergências entre um banco de dados e outro. Por exemplo, eu já vi casos em que o nome da mãe de um cidadão está grafado de uma forma no CPF (“Maria Souza”) e de outra no NIT (“Maria Sousa”).
Também já vi casos em que a pessoa, ao trocar de Carteira de Trabalho, mudou o número do NIT. Com isso, passou a ter 2 NITs vinculados ao mesmo CPF, gerando uma divergência de dados.
Enfim, são diversas situações que podem acontecer e gerar mensagens de erro.
Por exemplo: “CPF não encontrado na base de dados do CNIS”.
Quando o INSS identifica estas “divergências”, simplesmente bloqueia o seu acesso à plataforma. Mas há solução! Para resolver o problema, você vai precisar fazer a Atualização de Dados Cadastrais.
Como resolver?
Eu conheço duas maneiras de resolver esse problema.
A primeira é comparecendo a uma agência do INSS. Você deve enfrentar uma fila por algumas horas até ser atendido por um servidor público que poderá fazer essa atualização e liberar o seu acesso.
Outro caminho é pedir ajuda a um advogado. Por conta de um convênio entre a OAB e o INSS, os advogados especialistas em INSS têm acesso a um sistema exclusivo chamado INSS Digital.
Por meio do INSS Digital, os advogados especialistas em INSS podem providenciar a Atualização de Dados Cadastrais. Assim, seu acesso será liberado!
Perdi a senha do Meu INSS. E agora?
Se você quer entrar no Meu INSS, mas esqueceu a sua senha, não se preocupe.
É possível recuperar a sua senha de uma forma muito prática.
Basta acessar a Plataforma Meu INSS.
Em seguida, você deve clicar na opção Entrar com gov.br.
Depois você deve inserir o seu CPF e clicar em continuar.
Ao clicar nesta opção, o Meu INSS pode sugerir que você recupere a sua senha por reconhecimento facial.
Recuperação por reconhecimento facial
Para isso, você vai precisar observar os seguintes passos:
- Baixar o aplicativo “gov.br” em seu celular;
- Ainda no celular, abrir o aplicativo e clicar no botão “Ler QR code” na tela inicial;
- No seu computador, clicar no botão “Gerar QR code” e fazer a leitura pelo aplicativo no seu celular.
Depois é só seguir as orientações no próprio celular.
Caso esteja tentando recuperar a sua senha pelo celular, e não pelo computador, deve abrir o aplicativo Meu INSS, clicar em Entrar com gov.br e inserir o seu CPF.
Depois deve clicar na opção Esqueci minha senha.
Por fim, basta clicar em Fazer reconhecimento facial e seguir as orientações do próprio celular.
Outras formas de recuperação
Caso a validação facial dê errado por algum motivo, há outras formas de recuperar a sua senha.
Basta procurar a opção Recuperar de outra forma após clicar na opção Entrar com gov.br e inserir o seu CPF.
Recuperação por banco credenciado
Outra opção de recuperação da sua senha é por meio de um banco credenciado.
Você deve selecionar um banco que você já usa pela internet entre os bancos credenciados pela plataforma. Atualmente, a lista de bancos credenciados inclui:
- Banco do Brasil;
- Banrisul;
- Bradesco;
- Banco de Brasília;
- Caixa Econômica;
- Sicoob;
- Santander;
- Itaú;
- Agibank;
- Sicredi;
- Mercantil do Brasil;
- PicPay / Original;
- Banese.
Basta escolher um desses bancos e depois informar os dados solicitados.
Recuperação por e-mail
Se a forma de recuperação anterior também não der certo, você pode clicar novamente em Recuperar de outra forma.
Agora o Meu INSS vai permitir que você recupere a sua senha por e-mail.
Basta clicar em Enviar código.
Após receber o código por e-mail, você deve confirmá-lo e cadastrar uma nova senha.
Recuperação por celular
Se a opção anterior também não der certo, o caminho seguinte será recuperar a senha por celular.
Basta clicar na opção Não tenho acesso a este e-mail.
E, em seguida, em Enviar código.
Após receber o código por mensagem de celular, você deve confirmá-lo e cadastrar uma nova senha.
Recuperação por formulário de atendimento
Por fim, a última opção será recuperar por formulário de atendimento.
Diferentemente das outras opções, essa forma de recuperação pode levar alguns dias.
Primeiramente basta clicar em Não tenho acesso a este celular.
Em seguida, você deve clicar em Ir para o formulário.
Em seguida, você deve preencher todas as informações solicitadas no formulário.
Por fim, basta seguir as próximas etapas enviar solicitação.
Assim, você receberá um e-mail com o número de protocolo de atendimento e com as demais orientações.
Quais os serviços disponíveis no Meu INSS?
Atualmente, é possível ter acesso a mais de 90 serviços pelo Meu INSS. Ou seja, praticamente todos os serviços oferecidos pelo INSS estão disponíveis na plataforma.
Isto é ótimo, pois dificilmente você precisará comparecer a uma agência do INSS para ter acesso a algum serviço. Dá pra fazer quase tudo de casa mesmo.
Ao entrar no Meu INSS, você já deve ver uma tela com os principais serviços oferecidos:
Além desses serviços principais, há uma barra de pesquisa onde você pode digitar o que está procurando e localizar a ferramenta de que precisa.
Consultar Pedidos
O serviço Consultar Pedidos permite que você acompanhe o andamento dos seus pedidos no INSS.
Por exemplo, se solicitou um benefício ao INSS, você pode usar esse serviço para verificar se o INSS já concluiu a sua análise ou se pediu a apresentação de novos documentos.
Novo Pedido
A opção Novo Pedido permite que você faça solicitações ao INSS.
Basta selecionar essa opção e escolher a solicitação que você pretende fazer nesse momento:
- Agendar para Retirada de Extratos;
- Aposentadorias e CTC e Pecúlio;
- Apresentar Defesa para Regularizar Benefício;
- Atualização de Cadastro e Atividade;
- Atualizações para Manutenção do Benefício e outros Serviços;
- Benefícios Assistenciais;
- Benefícios e Serviços de Acordos Internacionais;
- Benefícios e Serviços de Ação Civil Pública;
- Cumprimento de Exigência;
- Pensões e Auxílio-Reclusão e Salário-Maternidade;
- Perícia Médica;
- Processos e Documentos;
- Recurso e Revisão;
- Seguro Desemprego do Pescador Artesanal – DEFESO; e
- Unidade de Atendimento.
Pedir Benefício por Incapacidade
Na opção Pedir Benefício por Incapacidade, você pode solicitar:
- Benefício por incapacidade temporária (auxílio-doença);
- Perícia de prorrogação e transformação de espécie;
- Remarcação de perícia;
- Perícia presencial por não conformação da documentação médica; e
- Benefício por incapacidade permanente (aposentadoria por invalidez).
Os benefícios por incapacidade são aqueles pagos pelo INSS aos contribuintes que, por motivo de doença ou acidente, ficam incapacitados para o trabalho.
Se a incapacidade for temporária, o benefício devido será o auxílio-doença.
Se for permanente, será a aposentadoria por invalidez.
Para obter tais benefícios, o seguro precisa cumprir os requisitos previstos pela legislação previdenciária e ser aprovado na perícia do INSS.
Simular aposentadoria
O Meu INSS tem uma função que permite simular a sua aposentadoria. Porém, essa função Simular Aposentadoria ainda precisa de várias atualizações para se tornar confiável.
Na prática, as informações desta simulação ainda são muito básicas e se baseiam no próprio Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS) do segurado.
Assim, o resultado da simulação nem sempre reflete a realidade. Vou explicar melhor.
Erros no CNIS
Infelizmente, é muito comum que o seu CNIS apresente algumas inconsistências. Isto acontece principalmente relação a vínculos e salários de contribuição não computados ou computados incorretamente.
Portanto, se tiver algum erro no seu CNIS (e provavelmente tem), o resultado da simulação deve ser incorreto. Assim, o ideal é que você analise o seu CNIS mês a mês com base nos documentos necessários para a aposentadoria e confirme se está tudo correto.
Se encontrar algum erro, deve primeiro buscar corrigi-los antes de simular ou pedir a sua aposentadoria.
Regras erradas do INSS
Além disso, o INSS interpreta de forma equivocada diversas regras referentes à aposentadoria. Isto faz com que, ao simular a sua aposentadoria, o INSS aplique regras incorretas.
Por exemplo, se você exerceu atividade insalubre ou perigosa, dificilmente o INSS vai fazer a conversão correta do seu tempo de contribuição ao simular a sua aposentadoria.
No caso das pessoas com deficiência, o INSS não faz o descarte correto dos 20% menores salários de contribuição, contrariando o que diz a Constituição Federal.
E esses são apenas alguns poucos exemplos.
Há diversas outras questões que o INSS interpreta de forma contrária ao entendimento do Poder Judiciário.
Portanto, o ideal é pesquisar muito ou procurar um especialista em vez de simplesmente confirmar na simulação do Meu INSS.
Simulação da melhor aposentadoria
Por fim, essa simulação do INSS não mostra a melhor aposentadoria para o seu caso. Existem diversos tipos de aposentadoria e cada uma é melhor para um tipo de contribuinte.
A reforma da previdência ainda criou diversas regras de transição que tornam a tarefa de encontrar a melhor aposentadoria ainda mais complexa.
Por exemplo, eu já vi um caso em que pessoa recebeu apenas 1 salário mínimo de aposentadoria por causa do fator previdenciário. Porém, se ela esperasse apenas mais 6 meses, fugiria do fator previdenciário e receberia uma aposentadoria de R$ 1.840,00. Seria um belo aumento.
Com certeza, isto faria uma diferença bem grande na vida dessa pessoa. Porém, a simulação do INSS não mostra isso de forma muito clara e confiável.
Então como obter uma simulação confiável?
Eu espero muito que um dia essa simulação do Meu INSS se torne confiável.
Porém, enquanto isso não acontece, você só vai conseguir obter uma simulação segura para a sua aposentadoria por meio de um planejamento previdenciário.
Por meio de um planejamento previdenciário, um advogado especialista em INSS vai realizar:
- Cálculo correto do tempo de contribuição;
- Simulação da melhor aposentadoria;
- Cálculo da Renda Mensal Inicial (RMI);
- Regularização de pendências no INSS;
- Instruções sobre a documentação; e
- Esclarecimento de dúvidas.
Após um planejamento previdenciário, eu tenho certeza que você vai estar 100% seguro para escolher a melhor aposentadoria para o seu caso.
Extrato de Contribuição (CNIS)
O Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS) é um dos documentos mais importantes da aposentadoria. O CNIS deve conter as informações previdenciárias de toda a sua vida.
Ou seja, todos os seus vínculos contributivos e os valores de todos os seus salários de contribuição.
O INSS usa as informações do CNIS para decidir se você tem direito a receber qualquer benefício previdenciário e qual o valor deste benefício.
Portanto, o seu CNIS deve estar completamente correto. Ou seja, sem nenhum tipo de erro. Mas infelizmente é muito difícil encontrar um CNIS 100% correto.
Quase sempre, ele contém alguns erros que devem ser corrigidos para não que não prejudiquem a sua aposentadoria.
A boa notícia é que você pode consultar o Extrato de Contribuição (CNIS) pelo Meu INSS. Ao escolher esta opção, você vai ter acesso ao seu Extrato de Contribuições e ainda poderá Baixar PDF.
Com o CNIS disponível, você deve verificar se todas as informações nele constantes estão corretas, mês a mês. Se identificar qualquer tipo de erro deve pedir a retificação do CNIS para que isto não atrapalhe a sua aposentadoria.
Cumprimento de exigência
Algumas vezes, você apresenta um pedido ao INSS e fica faltando algum documento. Nestes casos, o INSS costuma comunicá-lo para que você complemente a documentação.
Para complementar esta documentação, você deve usar a função Cumprimento de Exigência dentro do Meu INSS. Basta anexar a documentação exigida e confirmar.
Resultado de benefício por incapacidade
Ao utilizar esta função, você terá acesso ao resultado de suas perícias médicas para recebimento de benefícios por incapacidade.
Após clicar em Resultado de Benefício por Incapacidade, você deve escolher o benefício e pronto: o INSS vai gerar a Comunicação de Decisão.
Se o INSS negar ou cessar o seu benefício, você pode apresentar um recurso administrativo ou até mesmo uma ação judicial para reverter esta decisão.
Laudos Médicos
A opção Laudos Médicos permite que você acesse os laudos médicos emitidos para perícias realizadas em benefícios por incapacidade (auxílio-doença ou aposentadoria por invalidez).
Recurso
Teve o seu benefício negado pelo INSS? Uma alternativa para reverter esta decisão é apresentar um recurso ao INSS pela função Recurso.
Contudo, na maioria dos casos não vale a pena recorrer ao próprio INSS. Se você realmente tem direito ao benefício, quase sempre é melhor ajuizar uma ação judicial contra o INSS.
Na prática, um bom advogado especialista em INSS vai saber identificar a melhor solução para o seu caso.
CTC
Se você é ou já foi servidor público, com certeza já ouviu falar sobre a Certidão de Tempo de Contribuição (CTC). Basicamente, este documento serve para você levar um vínculo de contribuição do Regime Próprio para o Regime Geral (INSS) ou do Regime Geral (INSS) para o Regime Próprio.
Por meio da função CTC, você pode solicitar ao INSS uma Certidão de Tempo de Contribuição para levar o seu tempo de contribuição do Regime Geral para o Regime Próprio do órgão público federal, estadual, distrital ou municipal pelo qual você pretende se aposentar.
Cópia de Processo
A função Cópia de Processo serve para a obtenção da cópia de processos referentes aos benefícios que você solicitou ao INSS. Em geral, estas cópias são necessárias para o ajuizamento de ações judiciais contra o INSS para garantir o seu benefício ou para aumentar o valor da sua aposentadoria.
Além disso, esta função costuma ser útil apenas para processos mais antigos. Se o seu pedido de benefício é recente, provavelmente a cópia do processo já está disponível no Meu INSS.
É que, atualmente, os processos do INSS são 100% digitais. Assim, dá para conseguir tudo online na mesma hora sem precisar pedir a cópia do processo ao INSS.
Declaração de Beneficiário do INSS
A função Declaração de Beneficiário do INSS permite a obtenção de uma declaração informando se você é ou não titular de algum benefício do INSS.
Assim, basta você acessar esta opção e consultar para gerar uma declaração assinada eletronicamente pelo presidente do INSS.
Declaração de Atividade
A Declaração de Atividade permite a emissão de uma declaração que mostra as suas atividades declaradas ao INSS.
Portanto, você só clicar nesta opção e consultar para gerar a declaração.
Validação Facultativo Baixa Renda
Você sabia que as pessoas de baixa renda que não exercem atividade remunerada também podem ter direito a benefícios previdenciários?
Por exemplo, estas pessoas podem se aposentar e até receber auxílio-doença.
Mas, para ter direito a estes benefícios, precisam recolher para o INSS uma contribuição no valor equivalente a 5% do salário mínimo como contribuinte facultativo.
Contudo, só podem optar por esta alíquota reduzida as pessoas que:
- Possuem cadastro no CadÚnico;
- Não exercem atividade remunerada;
- Não possuem renda própria, exceto bolsa família; e
- Têm renda familiar de até 2 salários mínimos e se dedicam apenas ao serviço doméstico da própria casa.
Ou seja, é uma vantagem voltada principalmente para as donas de casa das famílias de baixa renda. A pessoa que se enquadrar nos requisitos e fizer esse recolhimento reduzido, passa a ter direito aos seguintes benefícios:
- Auxílio-acidente;
- Auxílio-doença;
- Auxílio-reclusão;
- Aposentadoria por idade;
- Aposentadoria por invalidez;
- Pensão por morte; e
- Salário-maternidade.
Dessa forma, você pode usar a opção Validação Facultativo Baixa Renda para permitir o recolhimento reduzido e passar a ter direito a tais benefícios.
Prova de Vida
A Prova de Vida é um procedimento por meio do qual o titular de um benefício previdenciário prova para o INSS que está vivo.
A partir de 2023, a prova de vida passou a ser feita de forma automática pelo INSS.
Para verificar se o titular de um benefício está vivo, o INSS vai usar a tecnologia para cruzar dados a partir de registros de vacinação, consultas no SUS, votação nas eleições, emissão/renovação de passaporte, carteira de identidade ou CNH, entre outros.
Apenas quando não houve uma clara comprovação, o titular do benefício previdenciário vai precisar fazer a comprovação da forma antiga.
Empréstimo (Bloqueio / Desbloqueio)
A função Empréstimo (Bloqueio / Desbloqueio) permite ao aposentado bloquear ou desbloquear o seu benefício para realizar empréstimo consignado pelo Meu INSS.
Extrato de Pagamento
Você pode consultar informações referentes a todos os pagamentos recebidos do INSS pelo Meu INSS. Basta acessar a função Extrato de Pagamento, escolher o período e buscar.
Assim, você terá acesso ao valor e à data de pagamento do benefício, além de outras informações.
Extrato de Empréstimo
Por meio da função Extrato de Empréstimo, você pode obter todas as informações referentes a empréstimos consignados pelo Meu INSS.
Ao consultar esta função, você terá acesso aos valores descontados, à quantidade de parcelas e à margem de contribuição, entre outras informações.
Extrato de Informações do Benefício
O Extrato de Informações do Benefício é o documento que apresenta as principais informações sobre seu benefício, tais como:
- Espécie do benefício;
- Data de início; e
- Renda inicial e atualizada.
Extrato de Imposto de Renda
Você deve usar esta opção para obter o seu Comprovante de Rendimentos Pagos e de Imposto sobre a Renda Retido na Fonte.
Ou seja, você deve acessar a função Extrato de Imposto de Renda para obter as informações referentes aos benefícios previdenciários recebidos e lançá-las no Imposto de Renda.
Calendário de Pagamento
A função Calendário de Pagamento permite gerar um calendário com a data de pagamento do seu benefício durante o ano inteiro.
A data de pagamento dos benefícios previdenciários depende do valor e da numeração de cada benefício. Com o calendário, você vai conseguir programar melhor os seus gastos durante o ano.
Carta de Concessão
Esta função serve para você ter acesso ao documento que comprova que o seu benefício foi concedido pelo INSS. Basta acessar a função Carta de Concessão e escolher o benefício para gerar o documento.
Além do número do benefício, a carta de concessão contém o valor do benefício, a sua data inicial e a forma de pagamento. É sempre bom guardar este documento.
Meus Benefícios
Dentro da função Meus Benefícios, você consegue verificar todos os seus benefícios dentro do INSS. A função inclui tanto os benefícios ativos, como os benefícios cessados.
Para mais informações sobre o benefício, basta clicar nele.
Comunicação de Acidente de Trabalho (CAT)
A opção Comunicação de Acidente de Trabalho permite comunicar um acidente de trabalho, inclusive o de trajeto, bem como uma doença ocupacional.
Na verdade, você pode usar esse serviço tanto para cadastrar uma CAT como para consultar CATs já cadastradas. Basta escolher a opção mais adequada.
Meu INSS fora do ar. O que fazer?
É bastante comum o Meu INSS apresentar instabilidade, especialmente em momentos de alta demanda, como início de meses ou prazos importantes para benefícios.
Além disso, o sistema pode ficar indisponível devido a manutenções programadas ou falhas técnicas inesperadas, como problemas nos servidores ou atualizações de segurança.
Embora essa situação possa gerar ansiedade, há formas de lidar com o problema.
Se o Meu INSS estiver fora do ar, você pode tentar as seguintes alternativas:
- Consultar os Avisos sobre Sistemas do gov.br;
- Verificar a conexão com a internet;
- Atualizar o aplicativo para a versão mais recente;
- Alternar entre o site e o aplicativo;
- Tente acessar em outro navegador;
- Ligar para a Central Telefônica 135 do INSS; ou
- Ir a uma agência física do INSS para resolver sua demanda.
Consultar os Avisos sobre Sistemas do gov.br
Uma forma prática de verificar o status do Meu INSS é acessar a página “Avisos sobre Sistemas” no site gov.br.
Esse canal oficial informa sobre manutenções programadas, atualizações e possíveis falhas nos sistemas do INSS e de outros órgãos governamentais.
Essa consulta pode economizar tempo, já que você saberá imediatamente se o problema é técnico e generalizado ou se está relacionado ao seu acesso específico.
Se for identificado que o sistema está indisponível por um período prolongado, vale considerar as outras alternativas, como ligar para a Central 135 ou buscar atendimento presencial.
Verificar a conexão com a internet
Antes de concluir que o Meu INSS está fora do ar, é essencial verificar se a sua conexão com a internet está funcionando corretamente. Muitas vezes, problemas de acesso podem ser causados por instabilidades na rede, e não pelo sistema do INSS.
Aqui estão alguns passos para identificar e solucionar problemas de conexão:
- Acesse outros sites ou aplicativos para verificar se eles estão funcionando normalmente. Caso nenhum funcione, o problema provavelmente está na sua conexão.
- Reinicie o modem ou roteador. Desligar e religar o equipamento pode resolver falhas temporárias na conexão com a internet. Aguarde alguns minutos antes de tentar novamente.
- Se estiver usando o celular, confirme se os dados móveis estão ativados e se há sinal suficiente. Experimente mudar de local para melhorar o sinal.
- Verifique seu plano de internet. Certifique-se de que sua conta está em dia e de que não excedeu o limite de dados, o que pode reduzir a velocidade ou bloquear o acesso.
- Se possível, conecte-se a outra rede Wi-Fi ou teste o acesso usando os dados móveis do celular.
Uma conexão estável é essencial para acessar serviços online como o Meu INSS.
Se o problema persistir mesmo com uma boa conexão, é provável que a instabilidade seja no próprio sistema do INSS, e você pode seguir as outras alternativas disponíveis.
Atualizar o aplicativo para a versão mais recente
Manter o aplicativo Meu INSS atualizado é essencial para garantir seu bom funcionamento.
As versões mais recentes corrigem problemas técnicos, aumentam a segurança e trazem melhorias no desempenho.
Se você está enfrentando dificuldades para acessar o app, verificar e atualizar para a versão mais nova pode resolver o problema.
Por fim, manter o app atualizado também evita incompatibilidades com o sistema operacional do dispositivo e garante acesso às novas funcionalidades oferecidas pelo INSS.
Caso a atualização não resolva a instabilidade, você pode testar o acesso pelo site ou considerar outras alternativas de atendimento.
Alternar entre o site e o aplicativo
Quando o Meu INSS não funciona em uma das plataformas, como o aplicativo, uma boa solução é tentar acessar o serviço pelo site.
Muitas vezes, as instabilidades afetam apenas uma das opções, enquanto a outra permanece operacional.
Se você estiver enfrentando problemas no site, considere baixar o aplicativo Meu INSS em seu celular.
Ele é projetado para dispositivos móveis e pode proporcionar uma experiência mais estável e rápida.
Por outro lado, se o aplicativo apresentar falhas, usar o site diretamente pelo navegador pode ser a alternativa mais eficiente.
Essa troca entre site e aplicativo é uma estratégia simples, mas que frequentemente resolve questões de acesso.
Caso nenhuma das opções funcione, pode ser que o sistema esteja fora do ar de forma mais ampla, e outras alternativas, como ligar para a Central 135, podem ser consideradas.
Tente acessar em outro navegador
Se o Meu INSS não está funcionando corretamente, uma solução é tentar acessar o portal em outro navegador.
Isso pode resolver problemas causados por incompatibilidades entre o site e o navegador atual.
Primeiramente, experimente usar navegadores populares como Google Chrome, Mozilla Firefox, Microsoft Edge ou Safari. Caso você já esteja utilizando algum desses, tente alternar entre eles. Além disso, verifique se o seu navegador está atualizado, pois versões antigas podem causar dificuldades no acesso.
Se, mesmo assim, o problema persistir, vale a pena limpar o cache do navegador. Essa ação pode eliminar dados temporários que estão impedindo o funcionamento correto do Meu INSS.
Ligar para a Central Telefônica 135 do INSS
Se você não consegue acessar o Meu INSS e as soluções anteriores não resolveram o problema, uma opção é entrar em contato diretamente com a Central Telefônica do INSS.
O número para atendimento é o 135.
Ao ligar, você poderá obter informações sobre o status do sistema ou até mesmo registrar uma reclamação, caso o site esteja fora do ar por um período mais longo.
Além disso, a Central pode orientá-lo sobre possíveis alternativas para acessar os serviços do INSS, garantindo que sua demanda seja atendida da melhor maneira.
Ir a uma agência física do INSS
Se o Meu INSS continuar fora do ar e as soluções anteriores não resolverem, uma alternativa é ir até uma agência física do INSS.
Isso pode ser necessário caso você precise de atendimento imediato ou se as opções online não estiverem funcionando corretamente.
Antes de se deslocar, é importante verificar se é necessário agendar o atendimento.
Para isso, você pode consultar o site do INSS ou ligar para o número 135.
Ao chegar à agência, leve seus documentos pessoais, como CPF, RG e qualquer outro comprovante necessário para o serviço que deseja solicitar.
Esse atendimento presencial pode ser a melhor solução para resolver rapidamente sua situação, especialmente em casos urgentes ou quando não há outra forma de acessar os serviços online.
Vale a pena procurar um especialista para usar o Meu INSS?
Agora você já saber acessar e usar o Meu INSS. Portanto, pode obter sozinho qualquer um dos serviços disponíveis no sistema. Mas será que vale a pena investir na ajuda de um especialista?
Você não precisa de advogado para pedir nenhum benefício ao INSS. Porém, em alguns casos, a ajuda de um advogado especialista em INSS pode acelerar o seu processo. E o melhor: pode ajudar a impedir o indeferimento do seu pedido.
Embora qualquer pessoa possa usar o Meu INSS, a legislação previdenciária é muito complexa e muda todos os anos. Além disso, os tribunais superiores também vivem mudando o entendimento sobre diversos assuntos do Direito Previdenciário.
Portanto, a ajuda de um especialista pode ser muito útil. Na hora de decidir se vale ou não a pena pedir a ajuda de um especialista, tente responder às seguintes perguntas:
- Quais os documentos necessários para o meu benefício?
- Como calcular o valor do meu benefício?
- Qual a melhor aposentadoria para o meu caso?
- Eu sei analisar o CNIS e corrigir a divergências identificadas?
Se você tiver certeza de que a sua resposta é sim para todas essas perguntas, provavelmente você não precisa da ajuda de um especialista.
Mas se você tiver dúvida em relação a algum destes questionamentos, talvez seja melhor mesmo procurar a ajuda de um advogado especialista em INSS.
Não esqueça que o sucesso do seu processo no INSS vai definir o seu sustento pelos próximos anos. Então toda decisão deve ser tomada com muito cuidado.
Conclusão
O Meu INSS é uma plataforma que chegou para facilitar o acesso do cidadão aos benefícios do INSS.
Claro que o sistema ainda precisa de algumas melhores. Porém, já facilita bastante o acesso a alguns direitos que antes só eram possíveis após horas em filas nas agências do INSS.
Além disso, é muito importante que você tenha muito cuidado antes de fazer qualquer solicitação por conta própria no sistema.
Escolher uma opção errada ou fazer um requerimento de forma incorreta pode causar prejuízos e até mesmo gerar atrasos na obtenção dos seus direitos.
Caso precise de um especialista em INSS, estamos à disposição para ajudar.
Advogado especialista em Direito Previdenciário (OAB/MA nº 18.469), com pós-graduação pela Escola Paulista de Direito (EPD). Autor de diversos artigos sobre Direito Previdenciário. Sócio do escritório Lemos de Miranda Advogados.